Início
Olá, visitante. Faça o login


















 
04/02/2013
19ª Clínica de Instrutores e Pilotos ABP




Data: 5 a 7 de abril 2013
Local: Hotel Fazenda Duas Marias - Jaguariúna - SP

Como vai funcionar a 19.a Clínica ABP

A Clínica#19 vai marcar a transição do modelo pedagógico aplicado até agora e que acreditamos ter atingido seus objetivos, dado o ambiente em que o evento surgiu há 12 anos atrás, porém, os participantes já poderão perceber profundas mudanças no formato do evento em comparação com outras edições. Muitos vão se surpreender, principalmente aos que já participaram de alguma edição anterior. Vamos ter uma grade de atividades muito diversificada, focada no trabalho em equipe e priorizando o fator humano na tomada de decisões e avaliação de riscos. Também vamos ter aulas teóricas, porém, estas serão em um ambiente muito mais tranquilo e participativo, com interação constante entre os participantes. Outra novidade é a participação efetiva das famílias que vierem acompanhando seus pilotos, sendo que esta participação também será decisiva na avaliação dos candidatos.

Esta clínica será um tanto híbrida e marcará o fim de um ciclo pedagógico e o início de outro. Nossa nova proposta consistirá na preparação dos candidatos à instrução através do sistema EAD (Ensino à Distância) implementado pela DEPED-ABP que realizará todo o trabalho de instrução e acompanhamento dos candidatos, fornecendo ferramentas pedagógicas eficientes e dinâmicas com o objetivo de proporcionar ao futuro instrutor meios concretos de desenvolver seu potencial como facilitador do aprendizado, através do reconhecimento das habilidades e competências, tornando-se o elo fundamental de ligação entre o aluno e o esporte, com a qualidade e segurança necessárias ao novo piloto.

Traduzindo tudo isso, queremos ajudar os profissionais do esporte a realizarem sua missão de ensinar a voar de parapente com mais qualidade e segurança, focando o lado humano da questão, pois cada novo aluno que se apresenta ao instrutor é um emaranhado de dúvidas, complexos e medos que vai desafiar a capacidade de avaliação e exigirá sempre uma abordagem diferente do instrutor para atingir o objetivo: voar com segurança.

Portanto, nesta edição faremos a pré-seleção dos participantes ao Módulo Instrutor de maneira que tenhamos apenas candidatos focados na sua homologação de Instrutor ABP, ficando a confirmação da inscrição condicionada à esta seleção, que será realizada levando-se em consideração não somente os pré-requisitos técnicos, mas também todo o histórico do candidato abrangendo suas vivências e experiências não só como instrutor mas também como membro ativo dentro da comunidade do voo e considerando seu potencial humano como um futuro facilitador do aprendizado.

Outro detalhe fundamental é que os candidatos que porventura não forem selecionados para o módulo instrutor nesta edição, serão direcionados para o módulo Avançado, onde farão a capacitação para já estar apto a participar do módulo instrutor na 20.a edição.

Desta maneira, ficam definidos os seguintes módulos para a Clínica#19:

Módulo Instrutor - Homologação
Módulo Avançado - Certificação / Monitoria / VD
Módulo Piloto - Evolução
Módulo Experimental

No módulo Avançado vão participar aqueles pilotos que visam uma futura homologação de instrutor e também os pilotos que desejam se homologar VD para se adequar às novas exigências da NR-ABP, sendo que teremos uma subdivisão na grade pedagógica específica para cada anseio do candidato.

Já no módulo Piloto, poderão participar pilotos de qualquer nível, que querem agregar conhecimento técnico e prático ao seu currículo, além de participar das atividades de recreação como um dia de voo no Pico do Gavião.

Para quem não tem disponibilidade de participar de todos os dias ou quer apenas conhecer como funciona a clínica, criamos o módulo Experimental, onde você pode participar de apenas 1 ou 2 dias do evento a sua escolha.

Portanto, queremos convidar a todos os pilotos e instrutores do Brasil para que tragam suas propostas, suas histórias, suas experiências como voadores, como pais, mães, filhos, maridos, esposas e como família para a clínica, para que possamos compartilhar e discutir novas propostas e caminhos para nosso esporte, independente de qual entidade você seja sócio ou tenha relação. Venha ser e fazer parte da mudança que tanto se faz necessária em nossas posturas, ajudando uns aos outros, todos nós que amamos VOAR.

Estamos preparando vídeos explicativos sobre a clínica para que os pilotos possam tirar suas dúvidas e em breve estarão disponíveis.

Seja bem-vindo à 19.a Clínica ABP!

Ronaldo Novoa
CSPVL - Diretor Técnico
 
Voltar
 


CSPVL - Clube São Pedro de Voo Livre. Fale conosco desenvolvido por Fernando